IFBA Campus Ilhéus prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2024
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, prorrogou as inscrições, até o dia 29, para o Processo Seletivo 2024 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.
Para o Campus Ilhéus, serão oferecidas 260 vagas, disponíveis em duas modalidades, Integrado (médio + curso técnico) e Subsequente (curso técnico). Os Cursos disponíveis são: Integrado em Edificações, Informática e Segurança do Trabalho e Subsequente em Edificações e Segurança do Trabalho.
CURSOS INTEGRADOS: PROVA ESCRITA SERÁ EM OUTUBRO
O processo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova a ser realizada no dia 29 de outubro de 2023, conforme Edital 2024 para Ingresso de Estudantes - Cursos Integrados, disponível em ingresso.ifba.edu.br. A prova terá exclusivamente questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de setembro, exclusivamente, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição somente para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00. Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa para pagarem o valor de R$ 5,00, entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro, mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social.
“Para realizar a inscrição neste processo seletivo é obrigatório que a(o) candidata(o) possua conta ativa de e-mail”, estabelece o edital. Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos integrados ofertados em cada um dos 22 campi do IFBA, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital específico para ingresso nos cursos integrados.
CURSOS SUBSEQUENTES: INGRESSO POR SORTEIO ELETRÔNICO VAGAS
O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2024 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).
A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos Subsequentes para ingresso em 2024 será realizada por meio de sorteio eletrônico. Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes serão realizados entre os próximos dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br após a confirmação das inscrições. O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 9 de novembro de 2023, conforme cronograma do edital.
Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição, cujo link é informado no edital. Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível em ingresso.ifba.edu.br.
NOSSOS CURSOS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
O técnico em informática atua na operação e programação de sistemas microprocessados, na instalação e diagnóstico de redes, administração e manutenção de hardware e suporte técnico a usuários de computadores. Ao final do curso, poderá desenvolver: instalação e configuração de sistemas microprocessados, isolados ou em rede; selecionar programas de aplicação a partir das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação; identificar arquitetura de redes; executar serviços de administração de sistemas operacionais; dar suporte técnico a usuários de computadores; auxiliar na especificação e construção de sistemas gerenciais e produtivos baseados em tecnologia da informação.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O técnico em segurança do trabalho está habilitado a orientar e coordenar os sistemas de segurança de trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção visando reduzir a níveis mínimos ou eliminar, quando possível, os riscos de acidentes no trabalho, em prol da melhoria da produção, da conscientização, da promoção e da integração humana, social e profissional. O profissional terá a capacidade de condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; aplicação de princípios e normas de higiene, saúde e de primeiros socorros em situações de emergência; interpretação e execução das normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho; identificação e avaliação de rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.